Tudo o que você queria saber sobre micropuntura para estrias

MICROPUNTURA

Atualmente, um dos tratamentos mais recomendados para as estrias, tanto brancas como vermelhas, é a micropuntura. O aparelho utilizado para realizar o tratamento é o demógrafo, o mesmo utilizado para fazer a micropigmentação de sobrancelhas, que permite regulação manual do tamanho da agulha. No caso do tratamento para estrias, utiliza-se uma agulha com 0,5mm.

É importante destacar que micropuntura e micropgmentação são coisas completamente diferentes. Nesse tratamento, as estrias não são “pintadas”, mas, sim, estimuladas para que consigam alcançar uma cor próxima a da pele ao redor.

Ainda que dor seja uma questão muito particular, e existam partes do corpo mais sensíveis que outras, comparado a dor do tratamento de carboxiterapia, por exemplo, a micropuntura é menos agressiva e, com isso, causa menos dor. Além disso, os resultados podem ser bastante satisfatórios.

Antes e depois do tratamento de micropuntura para estrias.
Antes e depois do tratamento de micropuntura para estrias.

Antigos tratamentos batiam na tecla de que estrias vermelhas eram mais fáceis de serem tratadas, por serem mais recentes. Contudo, na micropuntura a variável é outra. Neste caso, fica mais difícil tratar estrias que são muito largas, sejam elas vermelhas ou brancas, porque a área que precisa ser recuperada é maior.

Entrevistamos a Dra. Aline Olivetto, coordenadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Siluets para esclarecer um pouco sobre o assunto:

Sobre estrias

1. O que é e o que causa estrias?
R: A pele humana possui limites elásticos que permite seu alongamento e encolhimento de acordo com o crescimento do indivíduo, porém essa flexibilidade tem limite. Quando ocorre uma rápida e exagerada distensão da pele são provocadas lesões que são conhecidas como estrias. As estrias aparecem em regiões mais sujeitas a contínuo e progressivo estiramento, ou seja, a pele quando estirada de forma demasiada, fará com que as fibras elásticas da pele sofram lesões que provocam cicatrizes. As principais causas das estrias são: ganhar peso rapidamente, gravidez, rápido ganho de massa muscular, estirão do crescimento e fatores genéticos.

2. Ter estrias é algo genético? Se a mãe teve a filha terá?
R: Fatores genéticos também são relevantes, pois algumas pessoas têm mais facilidade em desenvolver estrias que outras. Se um parente próximo tem estrias, as suas chances de também tê-las são grandes.

3. Qual a melhor forma de prevenir estrias?
R: Manter o nível de hidratação corporal e da pele, (ingerir muita água e usar hidratantes/óleos corporais) são fatores primordiais para manter uma boa qualidade da pele e consequentemente a produção de colágeno, evitando assim o surgimento de estrias. Porém, fatores tais como: fase de estirão do crescimento, sobrepeso e gravidez, o surgimento de estrias é inevitável, portanto, manter a hidratação corporal e da pele, ajudarão nos tratamentos que estes clientes possam vir a fazer. Cabe lembrar, que apenas a utilização de cremes e hidratação corporal não farão com que o indivíduo não tenha estrias. De qualquer forma, recomenda-se a hidratação profunda da pele pois pode ajudar a evitá-las, mas não são a certeza de que elas não vão aparecer.

4. Qual a diferença da estria branca e da estria vermelha?
R: O tratamento é indicado para todos os tipos de estrias (vermelhas – fase aguda) ou brancas/nacaradas (estrias mais antigas).

Sobre micropuntura

1. O que é a micropuntura e como funciona?
R:O procedimento tem por finalidade estimular a produção de colágeno, por meio de uma ação mecânica de dermopuntura associada à permeação de fluído de colágeno direto nas estrias. Desta forma é possível melhorar a elasticidade, firmeza e hidratação local da pele. Os resultados variam de acordo com a resposta da pele de cada indivíduo, fatores tais como tipo de estrias, quantidade, predisposição, nível de hidratação da pele e idade influenciam nos resultados finais. Cabe lembrar, que não há cura para estrias, os tratamentos visam a melhora do aspecto das lesões, tornando-as mais semelhantes ao tecido sadio ao redor (a coloração e aspecto relevo das estrias são bastante amenizados).
2. Quais são as vantagens desse método em relação a outros famosos como carboxiterapia e tratamento a laser?
R:Na verdade, a grande diferença seria a permeação do fluido colágeno durante a aplicação da técnica, que tem por finalidade a potencialização do estímulo de colágeno sobre a pele. Todos estes métodos são efetivos e os resultados muito próximos, o que varia muito seria o custo médio das sessões.

3. Qual é a sensação da paciente em relação a conforto e dor durante o tratamento?
R:Limiar de sensibilidade é muito sugestionável, cada cliente sente de uma forma.

4. Algumas pessoas já reclamaram ficarem manchadas depois da micropuntura (ainda que não envolva tintura da estria). Por que isso acontece? É normal? Depende de cada pessoa? Existe contraindicação?
R: Sim, pode acontecer, em pessoas que não seguem as recomendações pós-tratamento (exposição solar, remoção de crostas, falta de hidratação local), e os Fototipos mais altos tem maior risco de manchar. Contra-indicação: Fototipo IV e V.

5. Quantas sessões são necessárias para um resultado satisfatório em estrias brancas e em estrias vermelhas?
R:O resultado varia de acordo com o tipo de estria, quantidade, hidratação da pele, predisposição e idade. Clientes que apresentam poucas estrias, por exemplo, podem perceber resultados a partir das primeiras sessões. Geralmente são indicadas 4 sessões de tratamento, casos mais complexos podem ser necessárias um maior número de sessões. O tratamento é indicado para todos os tipos de estrias (vermelhas – fase aguda) ou brancas/nacaradas (estrias mais antigas).

6. O tratamento mostra mesma eficácia em estrias brancas e vermelhas?
R: Resultado satisfatório em ambos os casos.

7. Quanto tempo leva para as marcas do tratamento sumirem?
R:Prazo variável de 30 á 45 dias em média, depende da resposta de regeneração tecidual de cada indivíduo.

8. É verdade que é preciso evitar alimentos com betacaroteno? Quais são eles?

R:Sim, devem ser evitados, entre eles estão a cenoura , mamão , abóbora e manga.

9. Quais são os outros cuidados que é preciso ter pós sessão?
R: Seguem alguns cuidados: durante o período de cicatrização é necessário utilizar um creme cicatrizante cosmético, além de manter o local limpo, evitar exposição ao sol, mar, piscina e esfregaços na região durante o período em que durar o tratamento.

10. Quanto custa?
O valor é de R$ 250, na Siluets, sessão avulsa de 1 hora.

 

23 Comments
    1. Oi, Igor, tudo bem? Fui consultar a coordenadora do Centro de Pesquisa e Treinamento da Siluets para te dar uma resposta mais assertiva. Veja a resposta dela abaixo:
      A Micropuntura é um tratamento estético, que como qualquer outro, terá tanto indicações quanto contraindicações.
      Existem as contraindicações relativas (em caso de liberação médica poderão ser realizadas) e contraindicações absolutas (neste caso, o tratamento não poderá ser realizado sob nenhuma hipótese).
      No caso de clientes diabéticos, o procedimento é uma contraindicação absoluta, pois o tratamento requer total resposta da pele sobre a questão de cicatrização, que nestes clientes costuma ser mais lenta e complicada.
      Nos casos de câncer, é uma contraindicação relativa, pois tudo dependerá do histórico clínico atual do cliente. Neste caso, o procedimento poderá ser realizado depois de prévia mediante autorização médica.
      Outro caso de contraindicação relativa é o histórico de trombose, se o cliente já não estiver fazendo uso de anticoagulantes, o procedimento poderá ser realizado normalmente.

      Espero ter ajudado!
      Beijos
      Thai

  1. Gostei muito tenho muitas estrias e é uma vergonha grande toda mulher que tem sabe como é horrível e já usei várias formas mais nada resolver eu sou do Rio Grande do Norte cidade Natal e nunca tinha ouvido falar sobre este tratamento não sei se aqui aonde eu moro tem alguma clínica que faça este tipo de tratamento adorei queria muito faze pois tenho muita estrias e é em vários lugares se alguém sabe mim em forma se aqui em Natal tem alguma clínica que faça estes tipos de tratamento com micropuntura eu agradeço

    1. Jassonaly,
      Não tenha vergonha não! Estrias é algo muito comum, principalmente nas mulheres.
      Mas claro que podemos optar por mudar algo que nos incomoda e esse é de longe o melhor tratamento que tem. Ja tentei vários. Fiz uma sessão e senti e vi que melhorou! Vou continuar fazendo. Esse procedimento já não é tão novidade, então se você pesquisar pode ser que tenha em Natal.:)
      Beijo e obrigada pela visita!

  2. Oi qual creme cicatrizante seria bom e na hora das perfurações injeta alguma coisa ? Ou só c as perfurações já vai atingindo o colágeno ? Obrigada aguardando resposta

  3. Estou fazendo microputura sou morena clara é normal fazer outro tratamento pra clarear o local manchado não peguei sol cuidei da alimentação porém meu colágeno do corpo não ajuda muito é normal tem que fazer esse tratamento pra clarear a área

    1. Francielle, até onde eu sei, micropuntura não deveria manchar a pele, principalmente se você seguiu todas as recomendações.
      Reveja com sua esteticista a composição do que ela aplicou na sua pele e pergunte o porquê ela acha que isso aconteceu. Beijos!

    1. Oi, Joyce.
      Minha esteticista é morena e para ela funcionou super bem. Acho que vale a pena fazer uma avaliação em alguma clínica confiável.
      Se for de Sp me dá um toque que te passo o contato da minha.
      bjs!

  4. Boa tarde….
    Estou na primeira sessao e ainda tenho 9 sessões pela frente…estou evitando alimentos que contenham beta caroteno….porém gostaria de saber em qual período devo evitar os alimentos com betacaroteno?…antes durantes ou após as sessões?
    E se usar o anestésico local durante a sessões diminui a eficácia?

    1. Oi, Daniele.
      Minha esteticista me orientou a não consumir alimentos com betacaroteno durante o período de cicatrização (em média durante os 3 primeiros dias após a sessão).
      Acredito que não seja possível usar anestésico para a aplicação do produto, confirme com a sua esteticista, ok? 🙂
      bjs!

    1. O tratamento consegue amenizar todo tipo de estria, variando na porcentagem do resultado de pessoa para pessoa e de estria para estria. As estrias largas são mais difíceis de amenizar que as finas, porque precisa estimular o colágeno em uma área maior. Mas ainda assim, podem melhora significativa em seu aspecto. Ajudei?

      bjs

Leave a Reply

Your email address will not be published.