Pesquisa revela que + de 50% das meninas entre 17 e 24 anos perdem a autoconfiança, afetando sua relação com o esporte e a autoestima

#TipoMenina

Além disso, 7 em cada 10 meninas que abandonam os esportes durante a puberdade sentem que o esporte não é lugar para elas. Por isso, o novo vídeo da campanha #TipoMenina da Always® incentiva meninas do mundo inteiro a continuar jogando #TipoMenina

Quantas vezes ouvimos comentários como “esse esporte não é para meninas” ou vemos times femininos jogando emcampos ou quadras com metade da lotação máxima? Qual é o impacto que isso tem na vida das meninas e no desejo delas de praticar esportes durante a puberdade? Essas são perguntas críticas que a Always® – líder global em produtos para cuidados femininos e marca comprometida em promover a confiança das meninas – está fazendo sobre o esporte. Em um momento em que o mundo se prepara para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Always® quer convidar, incentivar e inspirar meninas do mundo todo a “Continuar Jogando #TipoMenina”.

Dados da mais recente Pesquisa de Confiança e Puberdade da Always®* mostram que, no Brasil, até o final da puberdade, 53% das meninas que partiparam do estudo terá abandonado os esportes. Para ajudar a entender essa questão, a Always® fez uma parceria com Nanette Burstein, documentarista indicada ao Oscar®, para descobrir como as meninas se sentem em relação à prática de esportes.

O novo vídeo #TipoMenina conversou com mais de 1.000 garotas sobre as suas experiências atléticas, os desafios e os benefícios da prática dessas atividades, o que as ajudou a continuar no esporte ou o que as levou a abandoná-lo. Ouça suas histórias e motive-se também com as convocações apaixonantes para que todas as meninas continuem no esporte. Assista ao vídeo “Continue Jogando #TipoMenina” aqui.

A brasileira Jaqueline Carvalho, estrela do vôlei e medalhista olímpica de ouro, faz parte da campanha #TipoMenina e compartilha a sua história para incentivar meninas a continuar praticando esportes. “Tive um técnico, na época em que eu morava em Recife (PE), que não queria que eu saísse da escola em que eu estudava para realizar o meu sonho. Mesmo assim, em nenhum momento pensei em desistir de jogar, de fazer o que eu amo. Não foi fácil, mas acredito que foram essas difilcudades que me tornaram a mulher que sou hoje”, conta Jaqueline.

Estudos comprovam que praticar esportes tem impacto profundo e de longo prazo quando se trata de ajudar meninas a adquirirem e a preservarem sua autoconfiança. Além disso, possibilita o desenvolvimento de habilidades valiosas que as ajudam a sentir-se fortes e preparadas para fazer qualquer coisa na vida. A última pesquisa da Always® descobriu que, para as meninas, dois dos principais benefícios de continuar no esporte são o aumento da autoconfiança e o trabalho em equipe. Entretanto, embora os benefícios sejam conhecidos, as meninas ainda acham que o esporte não é lugar para elas. E mais: 74% das meninas sentem que a sociedade não as incentiva a praticar esportes.

“Os Jogos Olímpicos são um momento em que, no mundo inteiro, a participação feminina nos esportes é elevada perante o público e, por esse motivo, não poderíamos pensar em um momento melhor para chamar a atenção para o papel crucial do esporte no desenvolvimento da autoconfiança das meninas”, diz Carolina Shih, gerente de Marketing da Always® no Brasil. “Vamos convocar e unir os atletas olímpicos, os comitês olímpicos nacional e internacional, e outras organizações, para dar início a uma mudança e inspirar um mundo no qual cada menina sinta realmente que pode, sim, praticar esportes e Continuar Jogando #TipoMenina!”.

A Always® convida todos a participarem desse movimento. Vamos reescrever as regras e manter as meninas no esporte. Prometa que você continuará jogando #TipoMenina e incentivará outras meninas a fazerem o mesmo. Poste uma foto, faça um vídeo ou tuíte usando a hashtag #TipoMenina para mostrar seu apoio e inspirar meninas do mundo todo a continuarem Jogando.

 Lançamento da campanha no Brasil

#tipomenina: Evelyn Regly, Niina Secrets, Bruna Vieira e Flavia Pavanelli
#tipomenina: Evelyn Regly, Niina Secrets, Bruna Vieira e Flavia Pavanelli

Para provar que uma menina pode ser o que ela quiser e jogar o esporte que escolher, Always® promoveu em São Paulo, no dia 28 de junho, um campeonato de futsal feminino, disputado pelas youtubers Bruna Vieira, Evelyn Regly, Flavia Pavanelli e Niina Secrets, que marcou o lançamento da terceira fase da campanha #TipoMenina no Brasil.

O evento, gratuito e aberto ao público, contou com a presença de 600 pessoas, que torceram pelas youtubers, conheceram os dados da pesquisa inédita e assistiram ao vídeo em primeira mão.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.